Você já deve ter ouvido falar no termo TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, não é!? Se não ouviu, talvez o próprio termo já lhe traga na cabeça uma ideia bem próxima do seu significado. Afinal de contas, nunca na história humana estivemos tão imersos no chamado “mundo digital” como na atualidade.

Geralmente o termo é associado ao emprego da chamada “tecnologia digital” nas soluções de problemas tradicionais.

Hoje em dia, podemos dizer que o termo é muito mais abrangente que isso. Estamos falando não apenas de tecnologia, mas também de uma mudança de mentalidade (“mindset”) que pode impactar todos os setores de uma empresa.

OBJETIVOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

1. OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES

Antes, a conversão de informações em código marcava os estágios iniciais da TI.

Agora, os estágios iniciais tem ênfase na automação de processos e na criação de uma estrutura ágil de negócios.

Importante destacar que a otimização de processos envolve ciclos de aprendizagem e decisões rápidas, bem como esforços contínuos para redução de custos e reconfiguração de procedimentos desatualizados.

2. CRIAÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS

Muitos modelos novos de negócios surgiram nos últimos anos com a revolução digital, encontrando estratégias e formas de monetizar suas propriedades intelectuais exclusivas.

Mecanismos de buscas, aplicativos de transporte, aplicativos de entrega, cursos à distância são alguns dos vários exemplos de novos modelos de negócios que surgiram com a revolução digital.

A busca por inovação contínua e transformação digital ajudam a distinguir as empresas emergentes da concorrência.

3. AUMENTO DE RECEITA

O emprego de tecnologias digitais permitiu às empresas novas formas de conexão com consumidores, otimização de operações de negócio e novas oportunidades de vendas.

Além da loja online e da loja física, as empresas agora tem a possibilidade de trabalhar com outras plataformas, como entregas por meios de aplicativos e marketplaces, por exemplo.

As melhorias dos processos e no relacionamento com os consumidores, bem como a implementação de novas formas de vender, podem proporcionar um aumento de receitas significativo nas empresas e organizações.

4. MELHORAR EXPERIENCIA DO CLIENTE

Podemos dizer que muitas das iniciativas de transformação digital surgem para resolver pontos problemáticos ou necessidades identificadas no lado do cliente(experiência).

Isso se deve a importância crescente de melhorias na experiência do cliente de ponta a ponta, causada, entre outras coisas, pela mudança constante das expectativas dos clientes oferecida pelos melhores de cada setor.

Há de se destacar também que o surgimento de novos canais digitais estão transformando a relação das empresas com os consumidores, fazendo com que eles fiquem cada vez mais conectados, informados e participativos na tomada de decisão do rumo das empresas.

O emprego de iniciativas de transformação digital pode gerar um conhecimento muito maior sobre perfil e comportamento dos clientes, facilitando e melhorando os processos de venda e também agregando mais valor para os consumidores.

IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS PEQUENAS EMPRESAS

Mesmo as empresas que não estavam prontas para a transformação digital foram obrigadas a experimenta-la com a pandemia.

Apesar disso, apenas uma pequena porcentagem dessas empresas estão nos estágios avançados da transformação digital.

Podemos notar que as pequenas empresas e startups que estão aproveitando o poder da transformação digital, se mantêm competitivas no mercado.

Mas, como a transformação digital tem ajudado as pequenas empresas?

– Simplificando processos com automação

Muitas tarefas administrativas e repetitivas podem ser automatizadas. Você pode, por exemplo, gerar faturas e contas usando um programa de CRM atualizado para evitar erros de contabilidade.

Com isso, seus funcionários ganham tempo para se concentrar em funções que geram mais retorno para a empresa.

– Garantindo a precisão e evitando erros

A automatização de tarefas tediosas contribui decisivamente para a redução de erros humanos.

Softwares de controle de tarefas e atribuições ajudam a controlar tarefas e prazos, garantindo assim que não ocorram erros críticos em suas operações diárias.

Com o auxilio da digitalização, sua empresa pode eliminar erros em cada etapa, aumentando a precisão e diminuindo o retrabalho.

– Ajudando na tomada de decisões de negócios informadas

O BIG DATA tem se destacado nesse novo “mundo digital”, gerando insights de dados decisivos para o crescimento e sucessos nos negócios.

As ferramentas analíticas auxiliam na avaliação do desempenho geral de campanhas e canais de marketing digital, em tempo real.

Com esses insights, as pequenas empresas podem tomar decisões com muito mais segurança e assertividade.

– Economizando tempo e dinheiro

Através de processos automatizados ou remotos, com a utilização de ferramentas digitais, a transformação digital pode baratear e facilitar as operações diárias de sua empresa.

Menos papel, menos burocracia. Processos e documentos que podem ser reunidos no toque do celular.

CONCLUSÃO

A transformação digital é essencial para que empresas de qualquer tamanho se mantenham competitivas e relevantes no cenário atual.

Para torná-la eficaz, as empresas devem buscar soluções simples, concentrando os esforços em iniciativas que possam gerar maior ROI. Também é essencial que os colaboradores estejam engajados com os objetivos.

Para finalizar, busque sempre bons fornecedores de serviços de tecnologia para fazer parte dessa jornada. Escolha uma empresa que entenda o setor de atuação de sua empresa ou modelo de negócios e possa fornecer informações sobre seu tipo de cliente.

Uma escolha bem feita garantirá soluções tecnológicas robustas e integradas, que podem facilitar e otimizar as operações diárias de sua empresa.

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