O marketing digital veio para ficar e a tendência é que ele cresça ainda mais, não dando espaço para as empresas que não se adaptarem às novas tendências de mercado.

Utilizado nos mais diversos segmentos, ele é capaz de conquistar e fidelizar clientes, expandindo seu negócio. No caso das barbearias, o objetivo é manter um fluxo constante de clientes e atrair novos consumidores do seu serviço.

Na era digital, utilizar estratégias de marketing para atingir seu público de forma eficiente e otimizada é fundamental, e é isso que vamos mostrar hoje, neste artigo, como utilizar o marketing digital na sua barbearia.
Confira a seguir 7 formas de usar o marketing digital para fazer sua barbearia crescer!
Nos últimos anos, as barbearias sofreram uma verdadeira transformação no seu formato e apresentação do serviço, tornando- se locais que vão muito além de apenas fazer a barba e cabelo.

Além de oferecer cortes descolados, você encontra tratamentos estéticos, tratamentos químicos, cervejaria, charutaria e outras atrações que aqueceram o segmento das barbearias de forma considerável.

Com o mercado competitivo e por focar no público masculino, as barbearias precisam de estratégias diferenciadas de marketing digital, capazes de atrair e reter clientes e, para isso, devem se atentar para os seguintes pontos:

1. Defina seu público alvo

Uma das grandes dificuldades e empecilhos dos empreendedores é não conhecer o seu público alvo e, portanto, direcionar os seus serviços ao público errado. Por isso, é importante pesquisar, analisar, conversar e entender exatamente o seu público, construindo uma persona para quem você irá direcionar a sua comunicação e o seu serviço.

A persona se trata de um personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio. Para defini-la, é necessário responder algumas perguntas fundamentais, como quais são os seus clientes, com o que eles trabalham, quais as suas necessidades, o que eles procuram e etc. Com essas informações é possível criar estratégias de marketing direcionadas a um público específico e eficiente.

2. Tenha um site responsivo com agendamento online

Ter um site responsivo, que se adeque aos diferentes dispositivos, como celulares e tablets, é fundamental. Isso porque o acesso obtido desses dispositivos móveis é superior aos acessos através do desktop.

Além disso, através de um site bem elaborado e intuitivo, o possível cliente poderá conhecer melhor sobre seu estabelecimento e serviço, já podendo agendar um horário, caso sinta-se interessado. A facilidade de acesso e agendamento é uma das principais ferramentas para atrair novos clientes.

3. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais desempenham um papel fundamental no sucesso do seu negócio. Todo mundo está nas redes sociais, seja ela Instagram, Facebook ou Tiktok. Encontrar a rede em que se encontra o seu nicho e criar uma página, com as principais informações, clientes e depoimentos é o primeiro passo.

Aproveite as redes sociais para divulgar o seu negócio e usá-la como uma vitrine, mostrando todas as vantagens do seu estabelecimento. Crie um relacionamento com os seus possíveis, respondendo suas perguntas e comentários e criando promoções para os que acompanham sua página.

Uma relação mais próxima, conteúdos de qualidades e interessantes e um bom atendimento irão, sem dúvidas, atrair inúmeros clientes para sua barbearia.

4. Invista em anúncios e SEO

O SEO consiste em técnicas aplicadas dentro do seu site e blog para que as pessoas encontrem o seu negócio de maneira orgânica ao fazerem buscas relacionadas em sites de busca, como o Google. Além de trazer um público qualificado para sua página, as técnicas de SEO trazem credibilidade ao seu negócio ao serem exibidas logo ao início da página de buscas.

Já os anúncios, ou apenas Ads, são as publicidades pagas feitas através da web. Quanto mais pessoas acessam e conhecem o seu negócio e o seu serviço, maiores as chances de você conquistar novos clientes.

Por isso, o principal objetivo dessa estratégia é atrair novos possíveis clientes, “apresentando” a eles o seu serviço. Investir em anúncios é uma das estratégias de relevância comprovada que irá fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

5. Faça uma conta no Google Meu Negócio

As barreiras entre o mundo real e o virtual estão diminuindo cada vez. Por isso, é importante estabelecer a sua presença online para alcançar o reconhecimento necessário e se destacar dos concorrentes.

Para ter um bom perfil no Google Meu Negócio é fazer com que a plataforma mostre o seu estabelecimento acima dos concorrentes, é fundamental preenchê-la corretamente e com o maior número de informações possíveis, adicionando fotos, vídeos, localização e avaliações de clientes. Todo isso é utilizado como critérios para gerar relevância e te deixar localizado no topo das buscas, além de passar mais credibilidade.

Confira algumas vantagens oferecidas pelo Google Meu Negócio:

  • Visibilidade on-line;
  • Maior alcance;
  • Credibilidade;
  • Informações atualizadas;
  • Fotos e vídeos do local;
  • Acesso a métricas e estatísticas importantes para serem consideradas nas tomadas de decisão da empresa;
  • Fortalece e facilita o relacionamento com o cliente

6. Tenha um relacionamento com os clientes

Ter um perfil nas redes sociais, mas não interagir e engajar com seus clientes, irá te prejudicar. O objetivo das redes sociais é divulgar, comunicar e influenciar as pessoas que entrarem no seu perfil a se tornarem clientes.
Por isso, sempre que algum cliente deixar algum feedback sobre o estabelecimento, fazer um elogio ou perguntar alguma coisa em algum post, responda de maneira rápida e educada.
A interação nas redes sociais pode ser decisiva e catalisar a procura por horários na sua barbearia. Além de que quanto mais interações na sua página, mais a rede social entende que o seu conteúdo é relevante para o seu público e o exibe para outras pessoas, atraindo ainda mais clientes.
Uma dica interessante é fazer promoções especiais, disponibilizar cupons de descontos exclusivos para os seguidores, criar combos promocionais e programas de fidelidade. Tudo isso irá criar uma relação sólida e de longo prazo com os clientes, mantendo sua agenda sempre cheia.

7. Tenha um conteúdo de qualidade

Por último, mas não menos importante, tenha em mente que as pessoas precisam se sentir interessadas e atraídas pelo o que você está produzindo. Por isso, um conteúdo de qualidade, de acordo com o seu público, tirando as principais dúvidas, dando dicas e mostrando curiosidades, irá deixá-las interessadas na sua página, além de passar maior credibilidade.

Tenha uma estratégia de conteúdo, encontrando aqueles que possuem um alto volume de busca, mantenha uma comunicação clara e objetiva e torne o seu site ou rede social uma referência no assunto.

Vale lembrar que essas são apenas algumas das possíveis estratégias a serem utilizadas no marketing digital para fazer a sua barbearia crescer. O mais importante é que você faça uma boa avaliação do seu negócio e analise como tudo será feito.

Entender sobre marketing, se manter atualizado e atento às tendências de mercado é imprescindível. Você também pode fazer parcerias com produtores de conteúdo – que tenham o mesmo público que o seu, para fazer divulgações e mostrar como a sua barbearia funciona e os resultados.

E aí, gostou das dicas de marketing digital para bombar a sua barbearia? Qual você já vai colocar em prática agora mesmo? Deixe nos comentários!

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