Nos últimos anos, é inegável o papel de peso que o Marketing Digital vem assumindo nos mais diversos segmentos. Junto a isso, na era da internet as coisas acontecem e mudam de forma rápida e contínua.
As novas tecnologias, softwares, plataformas e aplicativos estão cada vez mais inteligentes e capazes de atender os usuários, o que exige que as pessoas e empresas interessadas no Marketing Digital estejam sempre atentas às novidades, implementando-as e adaptando aos hábitos e costumes dos consumidores.
Pensando nisso, separamos neste artigo 6 tendências promissoras do Marketing Digital para 2022. Assim, você vai poder se preparar e aproveitar as oportunidades que estão por vir, sem perder o timing. Confira!
Quais as principais tendências do Marketing Digital em 2022?
Já é hora de se preparar para 2022 e acompanhar o que tecnologia poderá nos oferecer nesse ano ainda cheio de incertezas. Por isso, veja algumas das principais tendências do Marketing Digital esperadas para 2022:
1. Exploração do metaverso
Após o anúncio de uma das principais big techs do mundo da criação de uma holding que receberá o nome de Meta, o metaverso se tornou o assunto do momento ao final de 2021, gerando um hype e uma movimentação no mercado poucas vezes vistas nesse meio.
O metaverso se trata de um universo que alia outras tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e internet, se tornando um lugar em que as pessoas poderão realizar diversas atividades com seus avatares.
Marcas de renome mundial como Nike, Itaú e Gucci já anunciaram investimento nesse segmento com o objetivo de promover campanhas publicitárias e vender seus produtos.
O metaverso irá, sem dúvidas, criar inúmeras oportunidades para a era do marketing 5.0, onde o aumento de número de dados gerados junto às novas experiências oferecidas irá otimizar todo o processo, mantendo o contato com o cliente em tempo real.
Experimentar as peças de roupas ou sapatos virtualmente, realizar shows e festivais, marcar reuniões, realizar exposição de quadros e objetos em formatos de NFT em galerias, criar cenários dinâmicos, realizar compras e receber na sua casa são apenas algumas das possibilidades oferecidas pela nova tecnologia.
Com esse novo cenário, ainda mais dinâmico, as estratégias de marketing poderão ser construídas de forma a impactar ao público presente nesse universo, inserindo o cliente na experiência e tornando tudo mais atrativo e empolgante.
2. Crescimento no uso da Inteligência Artificial
A inteligência artificial já faz parte de inúmeras atividades do nosso dia a dia e estratégias de marketing, mas o esperado para 2022 é que ela esteja ainda mais presente nas ferramentas de marketing digital.
As interações entre usuários e atendimento ao cliente, a linguagem, recursos de voz, automação e muitos outros elementos serão ainda mais aprimorados e eficientes. Além disso, outro ponto de destaque são as assistentes virtuais como Google Home e Alexa, que se popularizaram ainda mais no último ano.
Por isso, a inteligência artificial e o reconhecimento de voz são uma das grandes tendências esperadas para 2022 quando se trata de tecnologia.
3. Ciência de dados
O crescimento exponencial de consumidores no ambiente digital, a geração de dados também aumentou, fornecendo cada vez mais informações capazes de serem usadas para entender e conhecer o público que se deseja atingir de maneira otimizada.
Por isso, os especialistas da área esperam um crescimento de 75% no número de fontes de dados em relação a 2020. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute (CMI), divulgou que 74% das empresas entrevistadas atribuíram o sucesso das estratégias de marketing elaboradas ao valor que conteúdo oferecia aos consumidores, conhecidos através da análise de dados.
A ciência de dados é uma ferramenta poderosa e indispensável quando se trata de marketing digital, sendo o principal direcionamento para estratégias assertivas e eficazes. Portanto, em 2022 ela ganhará ainda mais força e recursos para se aprimorar.
4. Ascensão dos vídeos
A pandemia impulsionou a relevância dos vídeos como estratégia de marketing digital, desde YouTube a TikTok, passando pelo Reels e lives, que tiveram ainda mais destaque durante a pandemia.
Além disso, serviços como Netflix, HBO Max, Apple Tv e Globoplay torna o mercado de streaming de vídeos cada vez mais concorrido.
Tudo isso faz com que novos formatos de parcerias e publicidades sejam implementados e disseminados no marketing digital, deixando as experiências cada vez mais visuais e dinâmicas em 2022.
5. SEO
O SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, irá se fortalecer ainda mais como estratégia de marketing digital. Por se tratar de uma técnica que tem como objetivo aumentar a exposição orgânica do site, como em buscas no Google e Bing, a valorização desse tipo de trabalho tende a aumentar cada vez mais, principalmente com o aumento do número de empresas na internet.
Por possibilitar o aumento da visibilidade do site, sem a necessidade de investir dinheiro em tráfego ou publicidade paga, a ferramenta de SEO se torna uma alternativa necessária e inteligente, gerando tráfego qualificado para o site e aumentando as chances de conversão.
Apesar de ser uma ferramenta a relativamente mais tempo que as outras, as técnicas de SEO vêm se aprimorando rapidamente, se tornando cada vez mais sofisticadas, à medida que o algoritmo do Google se atualiza e torna-se necessário se adaptar a ele.
Além disso, com o surgimento de novas tecnologias, o comportamento e hábitos do consumidor se alteram, sendo necessário se adaptar a todo momento para não ficar para trás e conseguir se destacar nas páginas de pesquisas.
6. Fim dos cookies
Um dos assuntos mais comentados ao longo de 2021 foi o encerramento do rastreamento de cookies já no início de 2022, anunciado pelo Google. O fim dessa ferramenta irá, sem dúvidas, refletir nas estratégias de marketing digital, uma vez que eles são utilizados para, por exemplo, campanhas de remarketing no Google Ads.
O rastreamento dos usuários na web é fundamental para que os anunciantes e empresas criem suas campanhas, entretanto, com o aumento do número de pessoas na internet, a privacidade se tornou uma preocupação. Assim, surgiram leis de proteção, como a LGPD, no Brasil.
Portanto, em 2022 será necessário se adaptar a essa nova realidade, buscando alternativas para trabalhar com os dados dos usuários de forma segura e transparente. Uma das alternativas para os profissionais de marketing é coletar os dados diretamente com os usuários, criando relações mais próximas com os consumidores.
O fim dos cookies ainda irá gerar muitos debates acerca do futuro dos anúncios e das coletas de dados, por isso, é tão importante ficar atento às novas tendências e alternativas viáveis.
Apesar de um futuro ainda bastante imprevisível, é possível esperar muitas novidades em 2022 relacionadas às novas tecnologias e ao marketing digital.
Qualquer pessoa que já tenha se envolvido nessa área sabe que as coisas acontecem de forma rápida e dinâmica, mas o avanço da tecnologia, o aprimoramento dos algoritmos, a chegada de novas ferramentas e a mudança do comportamento do consumidor estão acelerando ainda mais as coisas.
Sem dúvidas, as tendências do marketing digital para 2022 irão trazer diversos desafios que exigirão adaptação e aquisição de novos conhecimentos em diferentes áreas. Reunimos neste artigo apenas as principais delas.
E para você, quais as suas perspectivas no que diz respeitos as próximas tendências no marketing digital para 2022? Quais desafios acreditam que terão que enfrentar? Deixe nos comentários e acompanhe nossos posts para se manter atualizado!
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