Os impactos da digitalização já eram percebidos nos negócios e pequenas, mas foram ainda mais potencializados com o início da pandemia. Diante deste cenário, o comportamento do consumidor se transformou e as empresas tiveram que se adaptar da melhor forma.
Os impactos da pandemia foram duros e a necessidade de criar alternativas para manter o negócio funcionando foi uma questão de sobrevivência para muitas empresas, principalmente as menores.
Tendo em vista o impacto causado pela pandemia, confira a seguir como o marketing digital foi, e ainda é, crucial para que as pequenas possam continuar funcionando e a sua importância na sua sobrevivência.
O impacto da pandemia nas pequenas empresas
A crise causada pela pandemia e seus efeitos teve um grande reflexo nas pequenas empresas, que precisaram se reinventar para se manterem vivas. Sem dúvidas, utilizar de uma nova forma de fazer negócio foi crucial para conseguir atravessar esse momento de crise.
Pesquisas mostram que as empresas médias e pequenas são responsáveis por cerca de 80% dos empregos formais no Brasil e possuem caixa para operar por apenas 30 a 120 dias, tornando toda a situação ainda mais complicada e desafiadora.
Redução de faturamento, redução no número de funcionários, horário de funcionamento reduzido e a falta de matéria e produtos foram algumas das consequências observadas.
Para se adaptar e manter sua saúde financeira, foi necessário adotar algumas estratégias, principalmente relacionadas ao marketing digital, uma vez que grande parte dos consumidores se encontram conectados à internet.
Veja abaixo a importância do marketing digital e como ele foi capaz de manter as pequenas empresas funcionando durante a pandemia.
A importância do marketing digital para a sobrevivência das pequenas empresas
As principais funções do marketing consistem em monitorar, atrair e relacionar com o público, tornando-os consumidores e clientes. Assim, estratégias que promovam a imagem da empresa em redes sociais e outros meios digitais tornam-se fundamentais.
Durante a pandemia, houve um aumento exponencial de empresas ingressando no digital para divulgar seus negócios, uma vez que as lojas físicas se encontravam fechadas e as pessoas impossibilitadas de circular livremente.
Foi através do marketing digital que as pequenas empresas conseguiram aumentar seu faturamento e continuar funcionando, utilizando estratégias para:
Divulgação do serviço
O marketing digital é capaz de atingir um enorme número de pessoas por um valor mais barato que marketing tradicional. De acordo com pesquisas feitas, ele pode ser até 62% mais em conta, tendo um ótimo custo-benefício.
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, divulgar os seus serviços nas redes sociais, ter presença online, gerar engajamento com os clientes e estar nas diferentes plataformas foi uma excelente maneira de atrair novos públicos para as pequenas empresas, que acabaram tendo o seu lucro reduzido ao início da pandemia.
Direcionar ao público de interesse
Outra vantagem do marketing digital é permitir que as publicações sejam direcionadas ao público de interesse, construindo uma audiência qualificada e com maiores chances de consumirem o seu produto ou serviço.
Essa possibilidade possibilita um resultado de retorno sobre investimento muito mais eficaz que o marketing tradicional, ajudando as empresas a conquistarem novos clientes e movimentar o seu negócio.
Impulsionar vendas
Através do marketing digital, é possível utilizar ferramentas que podem contribuir para o impulsionamento das vendas do produto ou serviço. A partir de suas páginas web e redes sociais bem posicionadas, você poderá investir em anúncios de forma mais eficaz, executando os links e os posts patrocinados para atingir o público alvo, especialmente para a sua persona e possíveis clientes.
Uma estratégia bastante utilizada na pandemia, foi usar canais de vendas como o WhatsApp, Mercado Livre, OLX e até mesmo as plataformas do Facebook e Instagram, para impulsionar as vendas e usá-los da melhor forma.
Otimizar processos
A otimização de processos como atualização de pedidos, respostas automáticas, e-mail marketings e outras ferramentas são recursos utilizados pelo marketing digital para melhorar a experiência de compra do seu cliente, criando uma relação mais próxima e de longo prazo.
Melhorar o relacionamento com o cliente
As redes sociais se tornaram verdadeiros porta-vozes das empresas. É através dela que você poderá se expressar, passar a imagem desejada e se comunicar diretamente com o seu cliente e a sua audiência.
Adicionar as principais informações sobre a empresa, produzir conteúdo e compartilhar dicas aumenta a credibilidade da marca e cria um forte laço com o público, aumentando o engajamento e visibilidade da página.
Foi através de estratégias como essa, aliada a uma comunicação clara e atenciosa que muitas empresas conseguiram se manter vivas na pandemia e até aumentar sua clientela. Um bom atendimento, aliado a uma comunicação e a uma estratégia de marketing inteligente é a melhor forma de crescer o seu negócio.
Agregar valor ao negócio
Outra estratégia possibilitada pelo marketing digital é agregar valor ao seu negócio. Sem dúvidas, uma marca que tenha uma boa referência no mercado agrega valor ao produto ou serviço no momento da venda com seu cliente e no marketing digital não seria diferente.
O marketing da empresa conseguirá através do digital, encontrar os caminhos para mostrar mais sobre as características do produto ou serviço, os diferenciais, a história da marca, a transformação que ele é capaz de oferecer aos seus consumidores e seus benefícios. Em outras palavras, é mais que apenas vender o produto, mas sim, vender os benefícios que ele proporciona.
Estar alinhado com as tendências do mercado
A pandemia acelerou um processo que já estava em curso e “obrigou” que as pequenas empresas estivessem alinhadas às novas tendências do mercado para sobreviverem.
Seguir o fluxo das transições que acontecem a todo momento no mercado, principalmente no digital, é fundamental para se destacar da concorrência. A inteligência artificial acelera ainda mais essas mudanças, e estar atento às novidades para aplicá-las a sua empresa é o que manterá o seu negócio no jogo.
As facilidades proporcionadas pelo digital, como compras online, delivery, agendamento através de inteligência artificial, aplicativos e etc. trouxe comodidade aos consumidores, alterando o seu padrão de comportamento. Com seu público alvo e persona definidos, sua empresa precisa estar presente no ambiente certo, em que seu público se encontra, com abordagens assertivas e eficazes.
Com boa estratégia digital, planejamento e estudo, o marketing digital permite que a sua empresa esteja em diferentes canais de comunicação, seja vista e reconhecida e obtenha um alcance cada vez maior.
Foi através desse mecanismo que as pequenas empresas conseguiram reerguer o seu negócio e se manterem funcionando, mesmo em um momento de extrema instabilidade.
Tudo isso mostra a importância do marketing digital não só para as grandes empresas, mas também, e principalmente, para as pequenas.
Mesmo com a mudança do cenário pandêmico, a volta das atividades e reabertura do comércio, os reflexos ainda podem ser percebidos e o modo como agimos, compramos e nos comunicamos mudou para sempre. Se adaptar se tornou uma exigência e quem não conseguir ficará para trás.
Se você está passando por uma situação difícil com o seu negócio, não se desespere! Apesar de exigir dedicação e atenção, o marketing digital é um caminho possível que pode ajudar a superar crises.
Aproveite para aprender mais sobre o assunto e como utilizar as estratégias de marketing digital a seu favor!
Os impactos da digitalização já eram percebidos nos negócios e pequenas, mas foram ainda mais potencializados com o início da pandemia. Diante deste cenário, o comportamento do consumidor se transformou e as empresas tiveram que se adaptar da melhor forma.
Os impactos da pandemia foram duros e a necessidade de criar alternativas para manter o negócio funcionando foi uma questão de sobrevivência para muitas empresas, principalmente as menores.
Tendo em vista o impacto causado pela pandemia, confira a seguir como o marketing digital foi, e ainda é, crucial para que as pequenas possam continuar funcionando e a sua importância na sua sobrevivência.
O impacto da pandemia nas pequenas empresas
A crise causada pela pandemia e seus efeitos teve um grande reflexo nas pequenas empresas, que precisaram se reinventar para se manterem vivas. Sem dúvidas, utilizar de uma nova forma de fazer negócio foi crucial para conseguir atravessar esse momento de crise.
Pesquisas mostram que as empresas médias e pequenas são responsáveis por cerca de 80% dos empregos formais no Brasil e possuem caixa para operar por apenas 30 a 120 dias, tornando toda a situação ainda mais complicada e desafiadora.
Redução de faturamento, redução no número de funcionários, horário de funcionamento reduzido e a falta de matéria e produtos foram algumas das consequências observadas.
Para se adaptar e manter sua saúde financeira, foi necessário adotar algumas estratégias, principalmente relacionadas ao marketing digital, uma vez que grande parte dos consumidores se encontram conectados à internet.
Veja abaixo a importância do marketing digital e como ele foi capaz de manter as pequenas empresas funcionando durante a pandemia.
A importância do marketing digital para a sobrevivência das pequenas empresas
As principais funções do marketing consistem em monitorar, atrair e relacionar com o público, tornando-os consumidores e clientes. Assim, estratégias que promovam a imagem da empresa em redes sociais e outros meios digitais tornam-se fundamentais.
Durante a pandemia, houve um aumento exponencial de empresas ingressando no digital para divulgar seus negócios, uma vez que as lojas físicas se encontravam fechadas e as pessoas impossibilitadas de circular livremente.
Foi através do marketing digital que as pequenas empresas conseguiram aumentar seu faturamento e continuar funcionando, utilizando estratégias para:
Divulgação do serviço
O marketing digital é capaz de atingir um enorme número de pessoas por um valor mais barato que marketing tradicional. De acordo com pesquisas feitas, ele pode ser até 62% mais em conta, tendo um ótimo custo-benefício.
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, divulgar os seus serviços nas redes sociais, ter presença online, gerar engajamento com os clientes e estar nas diferentes plataformas foi uma excelente maneira de atrair novos públicos para as pequenas empresas, que acabaram tendo o seu lucro reduzido ao início da pandemia.
Direcionar ao público de interesse
Outra vantagem do marketing digital é permitir que as publicações sejam direcionadas ao público de interesse, construindo uma audiência qualificada e com maiores chances de consumirem o seu produto ou serviço.
Essa possibilidade possibilita um resultado de retorno sobre investimento muito mais eficaz que o marketing tradicional, ajudando as empresas a conquistarem novos clientes e movimentar o seu negócio.
Impulsionar vendas
Através do marketing digital, é possível utilizar ferramentas que podem contribuir para o impulsionamento das vendas do produto ou serviço. A partir de suas páginas web e redes sociais bem posicionadas, você poderá investir em anúncios de forma mais eficaz, executando os links e os posts patrocinados para atingir o público alvo, especialmente para a sua persona e possíveis clientes.
Uma estratégia bastante utilizada na pandemia, foi usar canais de vendas como o WhatsApp, Mercado Livre, OLX e até mesmo as plataformas do Facebook e Instagram, para impulsionar as vendas e usá-los da melhor forma.
Otimizar processos
A otimização de processos como atualização de pedidos, respostas automáticas, e-mail marketings e outras ferramentas são recursos utilizados pelo marketing digital para melhorar a experiência de compra do seu cliente, criando uma relação mais próxima e de longo prazo.
Melhorar o relacionamento com o cliente
As redes sociais se tornaram verdadeiros porta-vozes das empresas. É através dela que você poderá se expressar, passar a imagem desejada e se comunicar diretamente com o seu cliente e a sua audiência.
Adicionar as principais informações sobre a empresa, produzir conteúdo e compartilhar dicas aumenta a credibilidade da marca e cria um forte laço com o público, aumentando o engajamento e visibilidade da página.
Foi através de estratégias como essa, aliada a uma comunicação clara e atenciosa que muitas empresas conseguiram se manter vivas na pandemia e até aumentar sua clientela. Um bom atendimento, aliado a uma comunicação e a uma estratégia de marketing inteligente é a melhor forma de crescer o seu negócio.
Agregar valor ao negócio
Outra estratégia possibilitada pelo marketing digital é agregar valor ao seu negócio. Sem dúvidas, uma marca que tenha uma boa referência no mercado agrega valor ao produto ou serviço no momento da venda com seu cliente e no marketing digital não seria diferente.
O marketing da empresa conseguirá através do digital, encontrar os caminhos para mostrar mais sobre as características do produto ou serviço, os diferenciais, a história da marca, a transformação que ele é capaz de oferecer aos seus consumidores e seus benefícios. Em outras palavras, é mais que apenas vender o produto, mas sim, vender os benefícios que ele proporciona.
Estar alinhado com as tendências do mercado
A pandemia acelerou um processo que já estava em curso e “obrigou” que as pequenas empresas estivessem alinhadas às novas tendências do mercado para sobreviverem.
Seguir o fluxo das transições que acontecem a todo momento no mercado, principalmente no digital, é fundamental para se destacar da concorrência. A inteligência artificial acelera ainda mais essas mudanças, e estar atento às novidades para aplicá-las a sua empresa é o que manterá o seu negócio no jogo.
As facilidades proporcionadas pelo digital, como compras online, delivery, agendamento através de inteligência artificial, aplicativos e etc. trouxe comodidade aos consumidores, alterando o seu padrão de comportamento. Com seu público alvo e persona definidos, sua empresa precisa estar presente no ambiente certo, em que seu público se encontra, com abordagens assertivas e eficazes.
Com boa estratégia digital, planejamento e estudo, o marketing digital permite que a sua empresa esteja em diferentes canais de comunicação, seja vista e reconhecida e obtenha um alcance cada vez maior.
Foi através desse mecanismo que as pequenas empresas conseguiram reerguer o seu negócio e se manterem funcionando, mesmo em um momento de extrema instabilidade.
Tudo isso mostra a importância do marketing digital não só para as grandes empresas, mas também, e principalmente, para as pequenas.
Mesmo com a mudança do cenário pandêmico, a volta das atividades e reabertura do comércio, os reflexos ainda podem ser percebidos e o modo como agimos, compramos e nos comunicamos mudou para sempre. Se adaptar se tornou uma exigência e quem não conseguir ficará para trás.
Se você está passando por uma situação difícil com o seu negócio, não se desespere! Apesar de exigir dedicação e atenção, o marketing digital é um caminho possível que pode ajudar a superar crises.
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